segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fundição / moldes e modelos

Meu trabalho resulta em desenvolver design, com normas e padrões artísticos e originais, padronizando-os com criação de um trabalho personalizado diferenciado. Devido às varias etnias na complexa nomenclatura de uma ciência milenar com métodos antigos, em tecnologia e arquitetura com a importância fundamental para o desenvolvimento artístico e tecnológico. Utilizada desde os primórdios da humanidade. Assim aperfeiçoando com técnicas variáveis em diversos materiais, desde elaboração de dispositivos a ferramentas apropriadas para cada material seja manual ou mecânica. Num processo de aperfeiçoamento continuo, desenvolvendo técnicas já existentes por grandes mestres, tornando assim possível executar grandes obras de arte manuais. Consistindo na formação em mecânica geral e moveis clássicos, passando a estudar a arquitetura romana, templos e imagens sacras, dotado de um acervo de peças já concluídas ao longo destes 25 anos. Algum desses trabalhos realizados destaca-se reprodução de peças para moveis, portais, troféus e materiais para ortopedia, protótipos e esculturas em madeira, pedra, resina, alumínio, latão, bronze.
O modelo da escultura foi esculpido em madeira, no ano de 1997 com base em uma fotografia do animal especificando sua raça. Em seu atelier, a presença do ilustre escultor Walter Flores. ( Boliviano).



--> A técnica explorada na modelagem, e usada à argila ou plastelina, na confecção do modelo perdido imprimindo uma forma de gesso. Busto de cera perdida de um cavalo da (Raça Mangalarga). Peça a ser fundida em bronze ou em resina de poliéster.



-->Os sistemas de fundição que utilizam modelos de cera descartável ou perdida... Há confecção da formas mais complexas do que no caso da fundição por gravidade;.


-->
Alguns exemplos de moldes perdidos em gesso e moldes de borracha de silicone confeccionado na fabricação de cabos de bengalas em resina de poliéster
-->
Alguns exemplos de moldes perdidos em gesso e cera perdida, modelo de um protótipo a ser esculpido antes da forma de borracha de silicone.






--> Definindo o motivo da obra para fundição.
A abra, motivo que deve ter seus dados referentes ao tamanho e medida que definira o peso do material a ser executado. Buscando atender a expectativa e a necessidade do cliente. O referido troféu que será de formatura a pedido da reitoria “Faculdade Nossa Senhora do Patrocínio”. Na cidade de Itu-SP. Fora criado pelo artista Ricardo Belufi a arte com o titulo: “Educador e Educando a Busca e Encontro do Conhecimento”. Em 2000
O modelo usado na fundição em bronze, e usado um protótipo de argila, do motivo a ser fundida de um troféu. Considerada um modelo perdido da escultura a forma moldada de gesso feita do modelo de argila. O molde perdido, de gesso usado na reprodução em cera, que definira a forma futura da peça, que será pré-aprovada. Antes do molde borracha de silicone que será efetivamente concluída com todos os detalhes.



--> Escultura em argila; escultor Ricardo Belufi

--> Forma do modelo em argila, (molde perdido em gesso).
  • Para evitar confusão devido aos regionalismos dos termos, será utilizado neste artigo o termo molde para a forma de fundição, o molde de gesso, do modelo imprimido da escultura em argila, para a peça que servirá de macho de impressão em cera perdida da cavidade receptora de material liquefeito, ou forma de fundição, ou molde de fundição em cera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário