sábado, 31 de julho de 2010

IX EXPOSIÇÃO DO ARTISTA PLÁSTICO EM ITU
Rua: Paula Souza. ITU-SP
1991
TEMA: Coletânea - Arte Sacra - Cavalos (Entalhes e Esculturas em madeira)








A exposição individual realizada na Casa da Cultura “Espaço Cultural Almeida Jr.” Teve inicio no mês de fevereiro, com a duração de uma semana, com a visitação de um publico de mais de quinhentas pessoas. Na qual teve de ser prorrogada seu término a pedido de amigos e visitantes





A ornamentação do espaço cultural foi feita com uma cerca de madeira no intuito de dar dimensão as obras ali expostas. O motivo country esta presente e decorado com artigos de selas, botas, porta-chapéus e o piso coberto com feno. Que permite um ambiente apropriado ao tema. Proporcionando assim aos espectadores a liberdade de admirar a expressão de cada obra.


COLETÂNEA:

Araçaris

Tucanos
Doberman ''Nu'' Percepção anatômica

ARTE SACRA:

Santo Antônio

Santa Ceia

REPRODUÇÃO DE CAVALOS DA RAÇA ÁRABE




- Entalhe do garanhão “Gai Chagall”


Através da fotografia, busco aperfeiçoamento nos meus trabalhos, retratando o olhar e a musculatura do animal.

Uma fiel reprodução de um dos renomados e campeões, o garanhão Gai Chagall, o mais conhecido árabe nascido nos Estados Unidos, nos (anos 80), filho de tríplice campeão nacional Gai parada e Gagamal, ambos os filhos, do legendário Ferzon, é importado pelo Haras Kurumim, do criador Edgard Calfat

Fazenda Kurumin – Bairro Varejão – ITU/SP.

Sou um artista ituano apaixonado por criação de cavalos. E como forma de admiração, procuro retratá-los tridimensionalmente: mostrando a expressão, o movimento musculatura aliada a beleza e a potencia simultânea do mesmo, exibindo assim toda graça e elegância de uma raça árabe.

Tudo isso em forma de quadros entalhados na madeira, visto assim uma forma de eternizá-los. Das quais muitos criadores e admiradores tiveram a oportunidade de apreciar e obte-las.


- Entalhe do cavalo “Broonz”


- Entalhado do cavalo “Benzit”


Destaque na HIPPUS REVISTA MENSAL da Editora Três. Com a divulgação em fevereiro de1991, na exposição de escultura e quadros entalhados. Como por exemplo, do cavalo “Benzit”, que é mostrado na exposição realizada na Casa da Cultura em Itu SP, pelo artista ituano. Com técnica de reprodução de animais, e entalhe em madeira.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

1992- 9º Exposição - Individual - Haras São José - ITU -SP

Haras da Raça Manga-larga - Estrada da Taperinha - ITU – SP

Sob cuidados do criador: Jose Armando fornecendo a fotografia do Campeão para ser retratado.

Ex-presidente do Núcleo Mangalarga de Itu seu apóio foi um fator preponderante na minha carreira nos anos 90. Com apoio na divulgação dos meus trabalhos em Feira Agropecuária e Hípica.



















Garanhão reprodutor “TRINFO OJC” foi também premiado nas exposições nacional do cavalo - Centro Brasileiro Núcleo Mangalarga Rio das Pedras - SP.

Na composição do desenho, foram usadas duas fotos, na criação de fundo. Que valorizasse a postura do animal. O desenho faz parte integrante da obra.


A foto ajuda a realçar os detalhes.





Haras São Jose me motivou a participar da Exposição Nacional Centro mangalarga Brasileiro.

Reconheço que seria impossível sem a ajuda do Empresário e criador da raça na colaboração.

Há nível nacional foi um privilegio, participar com criadores e expositores e um publico seleto.





O espaço foi cedido por “Moveis Cerello” na sua confiança. O que fez total diferença!

Uma exposição memorável, de gratidão revelando o reconhecimento artístico já registrado pelo artista ituano.

Escultor: Jose Ricardo Belufi 1993


domingo, 25 de julho de 2010



































Fornecendo uma foto, o cliente terá o entalhe, um choque que revela suas característica, que define a expressão da raça e semelhança de cada animal. O relevo tridimensional pode ser natural ou de cor pintada sobre madeira, ou até mesmo outro material especificado.



































As imagens aqui expostas retratam figuras de animais renomados, caracterizando sua raça, expressão e movimento.

Ricardo Belufi é requisitado hoje por reproduzir inúmeras raças, para que os seus respectivos campeões sejam imortalizados, na forma plástica impressionista. A beleza é sempre contada em prosa e versos, e também com tintas e relevos tridimensionais que relata a forma plástica de seus quadros talhados artesanalmente. Das maravilhas que encantam seus admiradores, pelos consagrados animais já retratados. Especificamente os cavalos brasileiros têm sido celebrados em quadros e esculturas, sob inspiração das demais raças. Campeões e grandes reprodutores são retratados fielmente em diversas atitudes: posando majestosamente no ardor da desputa.


















A escultura em madeira de cedro expressa a versatilidade da raça mangalarga.

O garanhão reprodutor “GALAXIO OJC” foi reproduzido através de uma fotografia fornecida pelo criador Haras da Corte. 1993



Autodidata sempre buscou forma plástica em livros, revistas do gênero eqüestre que mais tarde tornara-se aficionado na reprodução de fotos e leitor da revistas Hippus, Editora Três, revista mensal. Não importa a escola do artista, ou o momento capturado pela lente de sua maquina, transportando a diferida imagem na forma de quadros.


































Um cavalo é sempre emocionante, excepcionalmente quando o artista consegue, ao mesmo tempo, oferecer o figurativo ao expressionismo da sua inspiração e uma informação precisa do ponto de vista da eqüinocultura sobre devido retrato como de um cavalo grego (bucefalo) escultura em pedra a.C.


























Com um estilo realista e seu conhecimento da anatomia, eqüina registra fielmente as exigências particulares e característica de cada animal. Das exposições dos grandes campeões das pistas, das raças Puro-sangue Inglês, Árabe, Quarto de Milha, etc. a raça não importa; o campeão precisa ser imortalizado por Belufi

Requisitado sempre pelos aficionados por cavalos e criadores locais, buscando a satisfação da garantia exigida em adquirir com um “croqui” e orçamento referente ao material especifico na confecção do animal ou ate do portão principal com seu brasão de placas indicativas com logotipo e letreiros entalhados e pintados.


Ao concluir a exposição, um criador de cavalos o visitou e pediu-lhe que reproduzisse seu animal em alto relevo. Feito que destacaria o escultor.

Execução da obra no ano de1991



Padron & Son Glo

A semelhança é marcada através de um quadro entalhado artesanalmente pelo artista.
Toda obra requer cuidados especial: protege-las do sol, chuva e umidade. Para que a mesma não tenha seu acabamento alterado e perda seu brilho.