Mesmo quando criança meu passeio era visitar os Museus e Patrimônio Históricos das Cidades, tentei descobrir o que meu pai falava sobre aquele velho que passava as tardes de domingo, sentando sobre a sombra de uma árvore com seu canivete à fazer os brinquedos para os seus filhos, como uma cama de boneca miniatura datada de 1913, as bengalas; peças que ainda se encontram em meu poder, as ferramentas feitas artesanalmente ;na necessidade de desenvolver aquilo que seria necessário no dia a dia. Mais tarde descobri as maiores obras de arte, no cemitério local onde eu passava algumas horas, á observar as requintadas esculturas de mármore e bronze datados do começo do século XVII e XVIII. Talvez não houvesse escola melhor,esse era um dos previlégios de se morar em uma cidade histórica como a grande Itu. A expressão artística reflete a alma de um povo. Sua memória, sua tradição,tudo que influenciam no meu trabalho artístico, transformando-o num retrato fiel de seu tempo. Com liberdade de expressão e de criação, até mesmo liberdade de divulgação e exposição em galerias.Acreditando e vivenciando intensamente esta filosofia,deixando o dom fluir, no sentido de ampla liberdade, e acesso ao conhecimento. De um estilo expressivo de obras, e várias formas e tendência, até descobrir a minha verdadeira paixão, então definida com motivos country nos anos 90. Com o reconhecimento e o valor artístico de cada obra e de conotação sociocultural.
Foi com atitudes como estas que passei á avançar sempre, rumo a um futuro próximo, procurando me desenvolver e projetar no oficio escolhido por mim. Ainda jovem! Entre as técnicas desenvolvidas por mim encontram-se em particular as peças em resina e metal , fundidas em alumínio.Criadas exclusivamente com o propósito de atender clientes e empresas na área industrial.
A idéia de criar peças modeladas para troféus, bengalas, cantoneiras e florão em madeira,modelos bipartido, e molde de silicone, modelagem em cera perdida, na fundição de bronze e moldes;
Como forma de agradecimento á todos aqueles, que hoje considero além de grandes mestres,também,amigos
Entalhador e restaurador: Walter Flores (Boliviano) Itu-SP
Escultor e modelador: Eugênio Teribelli – Salto - SP
Escultor: Cícero D Ávila (Marmorista e fundição em bronze) São Paulo
Modelador: Osvaldo Zaparolli (fundição em alumínio)-Itu-SP
Canteiro: Pedro Baldi (marmorista) Salto - SP
Escultor e Escritor: Roberto Claussen (Rio de Janeiro)
Escultor: Antonio da Nóbrega Filho fundição em bronze (São Paulo)
Meus sinceros agradecimentos; em particula á minha família, esposa e filhas. Na esperança de que meu trabalho possa ser reconhecido e que sirva de estimulo aos que assim como eu ousou sonhar e alçar vôo tão altos em busca de novos conhecimentos, coloco-me á disposição de todas as pessoas interessadas em fazer parte da minha história, seja com críticas ou elogios.
Atenciosamente subscrevo, Escultor: Jose Ricardo Belufi. Itu-SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário