Qualquer pessoa que esteja em contato com Design frequentemente, seja trabalhando ou estudando, já deve ter percebido que cada um tem um conceito diferente para essa palavra. Alguns dizem que significa projeto, outros dizem que é a mesma coisa que arte. Uns dizem que pra fazer design tem que saber desenhar, outros dizem que isso não é necessário, pois basta apenas a pessoa saber projetar. Nem sequer os próprios acadêmicos que se formam nos cursos de Design nas universidades conseguem dar uma definição precisa para a palavra, já que vemos com bastante frequência a seguinte pergunta em diversos trabalhos de conclusão de curso: “Mas, afinal, o que é Design?”Design é tudo. Todas as coisas que estão ao nosso redor tem uma aparência, tudo tem um formato. Todos os elementos naturais e todos os produtos da cultura humana só possuem determinado formato porque um dia esse formato já estava dentro da cabeça do homem. Ou seja, o Design, por esse ponto de vista, seria uma coisa que já existe dentro da mente humana, que é o mundo pessoal e particular de cada indivíduo, antes de existir fora dela e passar a compor o ambiente externo e coletivo que vemos com nossos olhos. E, com a interseção do que existe no mundo pessoal e privado das diversas mentes que habitam o planeta, o ser humano, através da visão e dos sentidos, dá forma a todas as coisas que existem no mundo coletivo e exterior a cada um de nós.
O Design não se preocupa apenas com a aparência das coisas, também não se preocupa apenas com os significados, ele se preocupa com a relação existente entre esses dois conceitos: aparência e significado. Qualquer tipo de expressão visual que o ser humano faça no mundo será não pela estética ou pela beleza, mas para expressar ideias, signficados e conceitos. O objetivo desta imagens de trabalhos artísticos é mostrar os significados que existem por trás de todo tipo de imagem que o Homem já produziu durante toda a história da civilização.
Observação: As imagens postadas pelo artista Ricardo Belufi, não anexadas as demissões, material, e titulo. Tem como critério de preservar os direitos autorais.
· Nota: Estou a disposição de resposta, elogios e criticas.
· Fornecendo dados sobre as técnicas, materiais empregados, dimensional e títulos das obras datadas.
· Subescrevendo Atenciosamente: ricardobelufi@gmail.com